No tutorial passado, aprendemos um pouco sobre o World Editor. Neste, nós iremos criar nosso primeiro mapa, o qual iremos usar durante todo o nosso curso.
Geralmente, quando abrimos o World Editor, um mapa novo já é gerado automaticamente. De qualquer forma, vamos criar um novo pressionando CTRL+N. A seguinte janela irá aparecer:
1. Tamanho do Mapa. Embora o World Editor considere valores como 64, 128 "pequenos"... Já é mais que suficiente para um mapa do tipo AoS.
2. Uma pequena parcela do mapa é tomada para compor as "bordas", daí esse campo.
3. Tileset é o conjunto de terrenos que irão compor o mapa. Perceba que o World Editor já vem com vários deles. Escolha aquele que mais se encaixar no seu mapa. No nosso caso, iremos escolher Ashenvale.
Initial Tile é o que tile (tipo de terreno) que será usado para preencher todo o mapa inicialmente.
4. Initial Cliff Level representa a altura padrão do terreno do seu mapa. Imagine da seguinte forma: Um valor muito alto significaria que seu mapa estaria localizado em montanhas. Se esse campo te deixou confuso, esqueça, o impacto que ele causará no mapa é mínimo.
Initial Water Level apenas significa se o mapa começará todo preenchido por terra ou por água. A vantagem de começar com água é que se pode criar ilhas mais realísticas. Mas se seu mapa tiver pouca relação com isso, deixe esse campo como está.
Sabendo disso, vamos clicar em OK. Bingo! Temos nosso primeiro mapa. Vamos agora começar a desenhar o terreno!
Primeiro, vamos para o Tool Palette e selecionar Terrain Palette:
Agora sim estamos hábeis a desenhar o terreno do nosso mapa! Vamos explorar melhor essas novas ferramentas as quais no foram introduzidas:
1. Aqui ficam os tiles do mapa. Cada vez que quiser mudar o tipo de terreno, basta clicar num desses e começar a desenhar. Os tiles são definidos pelo tipo de Tileset que você escolheu quando foi criar o mapa.
2. Aqui ficam as variações. Por exemplo, o primeiro quadrado representa o terreno quando alguma building dos Undeads é construída nele. A segunda é um totalmente escuro, ideal quando você quer simular um efeito de fog. E o terceiro é o tile normal.
3. São os declínios do terreno. Você pode criar uma depressão, uma chapada, etc... Experimente alguns! A altura máxima ou a depressão máxima que você pode chegar depende do Cliff Level que você definiu quando foi criar o mapa! Por exemplo, se você definiu 2, você só pode usar a ferramenta 'Decrease One' 2 vezes ou 'Decrease Two' 1 vez. (Altura Máxima: 14; Depressão Máxima: 0).
4. Toda vez que você for criar uma montanha, dependendo do tile que você usar, ela fica com uma "graminha" em volta se o primeiro tile estiver sendo selecionado.
5. São as ferramentas de altura. Teste você mesmo!
6 e 7. Auto-explicativo.
Agora que já estamos pró em questão de terrenos, vamos detalhar nosso mapa!
Voltemos ao Tool Palette, mas dessa vez selecionemos Doodads Pallete.
Cada tileset possuí seus próprios doodads. O bom é que você pode usar doodads de outros tilesets mesmo não tendo escolhendo eles como tileset do seu mapa!
Como mostrado na figura, os Doodads são classificados em Trees/Destructibles, Cinematics... Não tem como explicar todos, o jeito é você vendo um por um e lembrar do que você achar mais interessante!
Aqui está meu mapa usando poucos doodads!
Espere, espere!! Falta darmos um nome ao nosso mapa! O que faremos?
Haha, é muito fácil. Basta ir em Scenario > Map Description. A seguinte janela irá ser aberta:
Perceba que é meu intuitivo. Basta dar um nome (esse nome é o que irá aparecer quando alguém criar seu mapa e não o nome do arquivo do mapa propriamente dito), os jogadores recomendados (ex: 2v2v2, 3v3, etc...), a descrição ("Destrua a base inimmiga..."), e o Autor (no caso, você
)
Você até pode navegar pelas outras abas pra dar uma espiadinha no que elas fazem, embora elas não sejam interessantes para nós (agora).
É isso aí. Trabalho feito, agora vamos salvar nosso mapa! Vá em File > Save Map as...
Possivelmente apareceu a seguinte mensagem pra você:
Todo jogador deve ter uma "posição inicial", o local onde eles começam.
Para resolver esse problema, clique em "Não" e voltemos a Tool Palette e selecionemos Unit Palette dessa vez.
Escolha o jogador em (1) e crie uma unidade do tipo que está indicado em (2) na localização do mapa que você achar apropriado. Feito isso, agora sim podemos salvar nosso mapa!
Bem, é isso aí pessoal. Neste tutorial aprendemos a criar nosso primeiro mapa! No próximo, será nosso primeiro hero! Aguardem! E não se esqueçam: Não deixe as dúvidas se acumularem! Se tiver alguma, responda esse tópico explicitando-a. Boa Sorte com seu aprendizado!